MAGAZINE SOUJAR

domingo, 25 de outubro de 2015

Douglas DC-10-30 na Varig

Douglas DC-10-301974-2000

Em julho de 1974 os primeiros DC10-30, prefixos PP-VMA e PP-VMB, encomendados em novembro de 1972, começaram a operar as linhas internacionais da VARIG de longo curso. Foram os primeiros jatos "wide-body"(fuselagem larga) do Brasil. Essas aeronaves reuniam, na época, a mais sofisticada tecnologia em propulsão, aerodinâmica, estrutura, eletrônica de bordo e nos sistemas de controle de vôo, além de luxo e conforto. Pouco tempo depois, chegaram as outras duas unidades da encomenda original de quarto unidades, o PP-VNQ e PP-VMD. Os DC-10, juntamente com outras aeronaves "wide-body", operam as principias linhas internacionais de longo curso da VARIG durante as décadas de 70, 80 e 90. Junto com os DC-10, a VARIG lançou novos uniformes para as comissárias e uma nova decoração no interior das aeronaves, em tons de laranja e amarelo - seguindo a moda da época. O PP-VMB e PP-VMD foram vendidos em 1998 e o PP-VMA em 1999. O PP-VMQ voou pela VARIG durante toda a sua carreira, primeiramente transportando passageiros e depois carga. Foi desmontado em julho de 2002. O DC-10 começou a operar regularmente na VARIG no dia 24 de junho de 1974 na rota Rio de Janeiro - Lisboa - Frankfuert - Copenhague e na rota Rio de Janeiro - Nova York, no dia 1º de julho. Além de destinos de longa distância como Miami, Madrid, Milão, Zurique, Paris, Amsterdam, Porto, Londres e Roma, os DC-10 da VARIG também chegaram a operar na rota para Buenos Aires, ainda na década de 70. Nos anos 80 os DC-10 também passaram a operar em Tokyo, Los Angeles, Lima, Cidade do México, Panamá, Johanesburgo, Cidade do Cabo e Bogotá.
No dia 31 de julho de 1980 a VARIG recebeu o primeiro DC-10-30 da uma nova encomenda de seis unidades, o PP-VMT. Seguido do PP-VMU e PP-VMV em setembro e PP-VMW em novembro. Em 1981 chegaram o PP-VMY em abril e o PP-VMX em junho. Desse lote, o PP-VMT e PP-VMU voaram pela VARIG durante toda a sua carreira. O PP-VMW foi vendido em 1994 e o PP-VMV em 1999. Já o PP-VMX e PP-VMY foram e voltaram para a VARIG algumas vezes e saíram definitivamente da frota em 1999, quando foram vendidos.
No final da década de 80 a VARIG também começou a operar aeronaves DC-10 puramente cargueira, os DC-10-30F. Em 1994, o PP-VMD recebeu uma pintura especial relacionado a Copa do Mundo de Futebol e trouxe de volta a seleção brasileira tetracampeã.
Até o final da década de 90, todos os DC-10-30 para passageiros foram aposentados, restando apenas os cargueiros. Estes seguiram na frota da VARIG até o ano 2000, quando essas aeronaves foram repassadas para a VARIG LOG.
Outros DC-10 da VARIG:- Vindos da Air Canada: PP-VMO, PP-VMP (ambos devolvidos em 1980)
- Vindos da Singapore Airlines: PP-VMR (vendido em 1983), PP-VMS (vendido em 1992), PP-VMZ (vendido em 1992)
Configurações dos Douglas DC-10-30 da VARIG:A primeira configuração utilizada pela VARIG possuía apenas duas classes, com um total de 241 assentos (30 na primeira classe e 211 na classe econômica). Nos anos 80, a VARIG criou a sua "Classe Executiva" e então os DC-10 foram reconfigurados com três classes e um total de 232 assentos: 20 na primeira classe, 35 na classe executiva e 177 na classe econômica.
Click here for full size photo! Click here for full size photo! Click here for full size photo! Click here for full size photo!
 Click here for full size photo! 

Nº de unidades operadas15
ConstrutorMC Donell Douglas Corporation, Estados Unidos
MotorTrês turbinas GE CF6-50 de 22.861 Kg de empuxo cada 51.000 libras de empuxo cada.
Envergadura da asa50,42m
Comprimento55,17m
Altura17,86m
Velocidade de cruzeiro925Km/h
Alcance de vôo10.000Km
Altitude máxima de vôo12.800m
Autonomia de vôo13h 30min
Peso da aeronave vazia114.075Kg
Peso máximo de decolagem256.280Kg
Peso máximo de aterragem182.798Kg
Tripulação técnica03 (2 pilotos, 1 Eng. vôo)
Lotação máxima380 passageiros
Lotação máxima (configuração VARIG)256 passageiros
Capacidade máxima de combustível138.398litros
Consumo normal10.524litros/h
Capacidade máxima de carga45.722Kg
Pista mínima para decolagem3.200m
Pista mínima para pouso1.820m

Nenhum comentário:

Postar um comentário