MAGAZINE SOUJAR

domingo, 25 de março de 2012

O Conforto na Varig

Boeing 777-200 Classe econômica da VARIG
Boeing 777-200 Primeira Classe da Varig

AERONAVES OPERADAS PELA VARIG


Aeronaves operadas pela Varig :
Airbus A300B4
1981-1990

O Airbus A-300, avião 'wide body' (fuselagem larga) foi projetado para curtas e médias distâncias. A Varig operou com duas aeronaves A-300 de junho de 1981 a junho de 1990 em linha doméstica e na América Latina. Essa aeronave era conhecida como 'gigante silencioso', pois sua tecnologia acústica foi desenvolvida para minimizar os efeitos sonoros, bem como a poluição do ar. Isto em termos de Brasil foi muito significativo, já que a maioria de nossos aeroportos localizam-se dentro de perímetro urbanos.
ConstrutorAirbus Industrie, Toulose-França.(Sociedade européia constituída pela Deutsch Airbus GmbH, Aerospatiale, CASA. British Aerospace, Fokker-VFW e Belairbus)
MotorDuas turbinas GE CF6-50C2 de 23.813 Kg de empuxo cada 52.500 libras de empuxo cada.
Envergadura da asa44,84m
Comprimento53,62m
Altura16,53m
Velocidade de cruzeiro917Km/h
Alcance de vôo5.200Km
Altitude máxima de vôo12.192m
Autonomia de vôo06h
Peso da aeronave vazia127.000Kg
Peso máximo de decolagem165.000Kg
Peso máximo de aterragem134.000Kg
Tripulação técnica03(2 pilotos e 1 rádio-telegrafista)
Lotação máxima345Pax
Lotação máxima (configuração VARIG)234Pax
Capacidade máxima de combustível56.600litros
Consumo normal7.200litros/h
Pista mínima para decolagem2.665m
Pista mínima para pouso1.820m

Boeing 707-300 / Boeing 707-400
1960-1989

Dando continuidade a sua iniciativa de pioneira na era dos jatos no Brasil, em 1960 a VARIG incorpora os B-707 na época a mais veloz de todas as aeronaves fabricadas para a aviação comercial. Os primeiros B-707 PP-VJA, PP-VJB e PP-VJJ vieram equipados com turbinas Rolls Royce Conway MK 508, os demais utilizaram Pratt & Whitney. Esses aviões operaram as principais linhas intercontinentais, tanto no transporte de passageiros quanto no de carga.

ConstrutorThe Boeing Company, EUA
Motorquatro Pratt & Whitney JT3D-3 de 8165 Kg de empuxo, de 18000 libras de empuxo
Envergadura da asa44,42 m
Comprimento46,61 m
Altura12,93 m
Velocidade de cruzeiro880 Km/h
Alcance de vôo10500 Km
Altitude máxima de vôo12800 m
Autonomia de vôo12 h 45 min
Peso da aeronave vazia65013 Kg
Peso máximo de decolagem150441 Kg
Tripulação técnica05 (2 pilotos, 1 mec. vôo, 1 navegador e 1 rádio-telegrafista)
Lotação máxima219 Pax
Lotação máxima (configuração VARIG)138 Pax
Capacidade máxima de combustível90291 litros
Consumo normal5900 litros/h
Pista mínima para decolagem3060 m
Pista mínima para pouso1900 m

Boeing 727-100           1970-2005
A Varig, já com seu conceito firmado no cenário mundial do transporte aéreo, incorpora a sua frota aeronaves Boeing 727 nas linhas domésticas. Os B-727 começaram a voar no Brasil em 1970, quando a Varig adquiriu suas quatro primeiras unidades: PP-VLD, PP-vlf, PP-VLG e PP-VLH. A Varig, sempre tendo por objetivo a modernização de sua frota, utilizou -727 de diferentes séries. Desde 1993 os B-727 operam exclusivamente vôos cargueiros.
ConstrutorThe Boeing Company, EUA
MotorTrês turbinas Pratt & Whitney JT8D-9A de 6.350 Kg de empuxo cada.
Envergadura da asa32,92m
Comprimento41,93m
Altura10,36m
Velocidade de cruzeiro920Km/h
Alcance de vôo4.500Km
Altitude máxima de vôo12.800m
Autonomia de vôo06h
Peso da aeronave vazia40.400Kg
Peso máximo de decolagem76.884Kg
Peso Máximo de aterragem62.369Kg
Tripulação técnica03 (2 pilotos, 1 Eng. vôo)
Lotação máxima119Pax
Lotação máxima (configuração VARIG)114Pax
Capacidade máxima de combustível29.193litros
Consumo normal4.857litros/h
Capacidade máxima de carga19.770Kg
Pista mínima para decolagem2.440m
Pista mínima para pouso1.460m

Boeing 737-200 / Boeing 737-300 / Boeing 737-400 / Boeing 737-500 / Boeing 737-700 / Boeing 737-800            1974-2006Click here for full size photo!Click here for full size photo!
Dando prosseguimento ao programa de renovação e ampliação de nossa frota, no decurso de 1974, entraram em tráfego as quatro primeiras aeronaves Boeing 737-200 Super Advanced, além dos DC-10. Os B-737 foram introduzidos nas linhas domésticas e com ele a Varig pode aumentar a freqüência de seus principais vôos no Brasil, aumentando assim, a oferta de assentos aos seus usuários. O primeiro B-737 Super Advanced, PP-VME, procedente da fábrica, em Seatle, Estados Unidos, chegou ao Brasil em novembro de 1974. Desde então a empresa adquiriu séries diversas desse modelo de aeronaves.
ConstrutorThe Boeing Company, EUA
MotorDuas turbinas Pratt & Whitney JT8D-17 AR de 16.000 libras de empuxo cada.
Envergadura da asa28,35m
Comprimento30,48m
Altura11,23m
Velocidade de cruzeiro850Km/h
Alcance de vôo3.500Km
Altitude máxima de vôo11.100m
Autonomia de vôo04h 30min
Peso da aeronave vazia43.091Kg
Peso máximo de decolagem52.390Kg
Tripulação técnica03 (2 pilotos, 1 Eng. vôo)
Lotação máxima140 Pax
Lotação máxima (configuração VARIG)109Pax
Capacidade máxima de combustível19.077litros
Consumo normal3.193litros/h
Consumo na decolagem10.072litros/h
Capacidade máxima de carga13.000Kg
Pista mínima para decolagem1.341m
Pista mínima para pouso1.158m

A Varig fiel ao princípio de servir sempre dentro dos mais exigentes critérios de qualidade, eficiência e conforto, amplia a sua frota, sempre que necessário, com aeronaves que maior adequação apresentam às necessidades e características brasileiras com relação ao mercado internacional. De acordo com essa filosofia a Varig em 1981, incorpora a sua frota o Boeing 747: o maior avião comercial do mundo ocidental. O primeiro "wide body" B-747, prefixo PP-VNA, começou a operar em fevereiro de 1981, na linha Rio-New York. Atualmente essas gigantescas aeronaves realizam vôos diários para todos os continentes, ostentando a Rosa dos Ventos e a bandeira brasileira em suas fuselagens.
Boeing 747-200          Boeing 747-300
1981-1995                    1986-1998
ConstrutorThe Boeing Company, EUA
MotorQuatro turbinas GE CF6-50E de 23.813 Kg de empuxo cada 52.500 libras de empuxo cada.
Envergadura da asa59,64m
Comprimento70,41m
Altura19,33m
Velocidade de cruzeiro935Km/h
Alcance de vôo12.000Km
Altitude máxima de vôo13.746m
Autonomia de vôo13h 30min.
Peso da aeronave vazia172.300Kg
Peso máximo de decolagem377.842Kg
Peso Máximo de aterragem285.673Kg
Tripulação técnica03 (2 pilotos, 1 Eng. vôo)
Lotação máxima550Pax
Lotação máxima (configuração VARIG)268Pax
Capacidade máxima de combustível202.473litros
Consumo normal14.945litros/h
Capacidade máxima de carga66.870Kg
Pista mínima para decolagem3.100m
Pista mínima para pouso1.880m

Boeing 747-400
1991-1994

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Os B-747-400 começaram a voar com as cores da Varig em dezembro de 1991, inicialmente na rota São Paulo-Roma. O PP-VPI foi o primeiro B-747-400 a ser incorporado a frota da Varig. Essas aeronaves apresentam winglets nas pontas das asas, que reduzem o atrito aerodinâmico, consequentemente o consumo de combustível, que é uma de suas principais características.
ConstrutorThe Boeing Company, Estados Unidos
MotorQuatro turbinas GE CF6-80C2 B 1F de 25.927 Kg de empuxo cada 57.160 libras de empuxo cada.
Envergadura da asa64,44m
Comprimento70,66m
Altura19,41m
Velocidade de cruzeiro935Km/h
Alcance de vôo12.000Km
Altitude máxima de vôo13.746m
Autonomia de vôo14h
Peso da aeronave vazia173.429Kg
Peso máximo de decolagem385.553Kg
Peso máximo de aterragem285.762Kg
Tripulação técnica02(2 pilotos)
Lotação máxima660Pax
Lotação máxima (configuração VARIG)382Pax
Capacidade máxima de combustível203.057litros
Consumo normal14.572litros/h
Capacidade de carga62.015Kg
Pista mínima para decolagem3.800m
Pista mínima para pouso1.880m

Boeing 757-200
2004-2006

Mais uma vez pioneira, a Varig torna-se a primeira operadora do Boeing 757 no Brasil. Trazendo mais conforto para seus passageiros e maior oferta de assentos. Os primeiros 757 entraram em serviço em Outubro de 2004 na rota para Caracas, Aruba, Buenos Aires e Lima.
Nº de passageiros: 176 (duas classes) 
Peso máximo de decolagem: 
99.790 kg
Velocidade de cruzeiro: 
870 km/h
Motores: 
2 X RB211-535E4 (Rolls Royce), de 39.610 lbs. de empuxo (thrust rating) cada.Principais rotas: América do Sul.
Executiva: 20 assentos.
Econômica: 156 assentos. 
Autonomia: 5900 km

Boeing 767-200 / Boeing 767-300
1987-2006

A Varig desde março de 1987 está operando com os aviões Boeing 767-200 ER (Extended Range) em linha internacionais. O primeiro B-767-200 ER, vindo diretamente da fábrica, recebeu o prefixo PP-VNN. Os B-767-200 ER da Varig são aviões de novíssima geração e os primeiros a serem entregues com motores General Electric CF6-80C2B2, de avançada tecnologia, grande eficiência e menor consumo de combustível. Essas aeronaves são equipadas com o sistema FMSCS(Flight Management System). O FMSCS possui um banco de dados com todas as informações referentes a "performance" do avião e, quando necessário, são repassadas rapidamente à tripulação técnica. Este sistema é um dos mais atualizados existentes a serviço da aviação comercial.
ConstrutorThe Boeing Company, EUA
MotorDuas turbinas GE CF6-80C2B2 de 23.813 Kg de empuxo cada 52.500 libras de empuxo cada.
Envergadura da asa47,57m
Comprimento48,54m
Altura16,14m
Velocidade de cruzeiro935Km/h
Alcance de vôo8.500Km
Altitude máxima de vôo12.800m
Autonomia de vôo11h
Peso da aeronave vazia112.400Kg
Peso máximo de decolagem151.953Kg
Peso máximo de aterragem122.000Kg
Tripulação técnica03 (2 pilotos, 1 Eng. vôo)
Lotação máxima290Pax
Lotação máxima (configuração VARIG)193Pax
Capacidade máxima de combustível61.800litros
Consumo normal7.200litros/h
Capacidade máxima de carga13.000Kg
Pista mínima para decolagem2.665m
Pista mínima para pouso1.813m

Boeing 777-200          2001-2006
O Boeing 777 é o avião mais admirado do mundo e representa mais um marco na história da VARIG. Uma aeronave, que reúne a mais avançada tecnologia da aviação comercial, desenvolvida especialmente para proporcionar mais conforto e segurança aos passageiros. Resultado de anos de pesquisas desenvolvidas por milhares de profissionais em todas as partes do mundo, o B-777 é a mais moderna aeronave comercial da atualidade. Suas características dimensionais e aerodinâmicas a tornam extremamente espaçosa e, ao mesmo tempo, econômica. Contando com equipamentos totalmente informatizados e de última geração, o B-777 é tido como uma das mais seguras aeronaves do mundo. Além disso, traz a novidade de telefone e acesso à internet a bordo.
Nº de assentos (total): 287
Primeira Classe: 6
Executiva: 49
Econômica: 232
Todos os assentos são não-fumantes (NSST). 
Visão prejudicada da tela: não há

Caravelle
1959-1964

A era do jato no Brasil iniciou em setembro de 1959 com a incorporação dos jatos Caravelle na linha Rio - Nova Iorque. Com a introdução dos jatos o vôo que durava cerca de 25 horas, foi reduzido para 14 horas. A VARIG foi a primeira aérea a operar com jato puro no aeroporto de Idlewild, hoje denominado John Kennedy. Em 1960, com a chegada dos B-707 os Caravelles passaram a realizar os vôos da costa pacífica e, posteriormente, os da rede doméstica.

ConstrutorSud Aviation, França
ModeloSud Aviation SE-210 Caravelle
Motordois Rolls Royce Avon MK 526 de 4970 Kg de empuxo de 12600 libras
Envergadura da asa34,30 m
Comprimento32,00 m
Altura8,72 m
Velocidade de cruzeiro734 Km/h
Alcance de vôo1850 Km
Altitude máxima de vôo11978 m
Autonomia de vôo07 h
Peso da aeronave vazia23400 Kg
Peso máximo de decolagem43500 Kg
Tripulação técnica05 (2 pilotos, 1 mec. vôo, 1 navegador e 1 rádio-telegrafista)
Lotação máxima144 Pax
Lotação máxima (configuração VARIG)73 Pax
Pista mínima para decolagem1200 m
Pista mínima para pouso1200 m

Convair 240/440
1954-1969

A VARIG, de 1954 a 1969, operou com os CV-240 a maioria de suas linhas. No início da década de 50 o Convair 240 era uma das aeronaves mais rápidas do mundo. A sua excepcional velocidade em torno de 435 Km/h, foi um dos fatores decisivos para a sua incorporação à frota VARIG, tendo em vista que houve uma apreciável redução de tempo das viagens, fator preponderante numa nação de extensão territorial como o Brasil. A VARIG possuiu treze exemplares e com eles manteve tráfego regular entre as principais cidades brasileiras, Montevidéu e Buenos Aires.

ConstrutorConsolidated Voultee Aircraft Corp., EUA
Motordois Pratt & Whitney , R-2800 CB 17 de 2500 HP
Envergadura da asa27,97 m
Comprimento22,76 m
Altura8,20 m
Velocidade de cruzeiro435 Km/h
Alcance de vôo2895 Km
Altitude máxima de vôo9150 m
Autonomia de vôo6hs 30 min
Peso da aeronave vazia12684 Kg
Peso máximo de decolagem19525 Kg
Tripulação técnica03 (2 pilotos e 1 rádio-telegrafista)
Lotação máxima40 Pax
Pista mínima para decolagem900 m
Pista mínima para pouso900 m

Convair 990A
1963-1971
Os três primeiros CV-990 Coronados foram encomendados pela Real Aerovias em 1960, mas devido ao atraso da entrega, foram recebidos pela Varig em 1963, data em que a Pioneira já havia assumido o controle acionário daquela companhia e suas consorciadas. Os CV-990 PP-VJE, PP-VJF e PP-VJG inicialmente operavam na linha Rio-Los Angeles e, posteriormente, para a Europa.
ConstrutorConvair Division General Dynamies Corp.,USA
MotorQuatro turbinas GE CJ805-23 B de 16.050 libras de empuxo cada.
Envergadura da asa36,58m
Comprimento42,43m
Altura12,04m
Velocidade de cruzeiro960Km/h
Alcance de vôo9.000Km
Altitude máxima de vôo8.600m
Autonomia de vôo09h
Peso da aeronave vazia51.183Kg
Peso máximo de decolagem114.760Kg
Tripulação técnica05(2 pilotos, 1 mec.vôo,1 rad.teleg. e 1 naveg.)
Lotação máxima143Pax
Lotação máxima (configuração VARIG)120Pax
Capacidade máxima de combustível58.910litros

Curtiss C-46
1948-1971

Com a incorporação dos C-46 foi possível chegar até o norte e nordeste do Brasil. A VARIG desenvolveu nessas aeronaves as configurações: Luxo (só passageiros), Mista (passageiros e carga) e Cargueiro (interior transformado para esse fim). Os Curtiss, versões Commando e Super 46C, operaram, juntamente com os DC-3, as principais linhas da empresa até o inicio da década de 70.

ConstrutorCurtiss-Wright Corp., EUA
Motordois Pratt & Whitney , R-2800-75 de 2000 HP - Commando
dois Pratt & Whitney , R-2800-83 AM4 de 2100 HP - Super C-46
Envergadura da asa32,94 m
Comprimento23,26 m
Altura6,63 m
Velocidade de cruzeiro310 Km/h - Commando
294 Km/h - Super C-46
Alcance de vôo3880 Km
Altitude máxima de vôo8410 m
Autonomia de vôo8 hs 50 min
Peso da aeronave vazia13985 Kg - Commando
Peso máximo de decolagem20410 Kg Command
22725 Kg Super C-46
Tripulação técnica03 (2 pilotos e 1 rádio-telegrafista)
Lotação máxima46 Pax
Capacidade máxima de combustível5320 litros
Capacidade máxima de carga5010 Kg
Pista mínima para decolagem900 m
Pista mínima para pouso900 m

Douglas DC-3
1946-1971

A VARIG, após o término da Segunda Guerra Mundial, adquiriu uma grande frota de aviões DC-3. Com os "Douglinhas", em 27 de agosto de 1946, foi inaugurada a linha Porto Alegre -São Paulo - Rio de Janeiro.

Os DC-3 operaram em todas as linhas interestaduais e na internacional, ligava Porto Alegre a Montevidéu e Buenos Aires. No final dos anos 60 realizava vôos somente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Durante 25 anos essas aeronaves prestaram inestimáveis serviços à VARIG, tanto no transporte de passageiros quanto no de cargas.

ConstrutorDouglas Aircraft Company, EUA
Motordois Pratt & Whitney Twin Wasp, R-1830-90 ou R-1830-92 de 1050 HP cada (14 cilindros refrigerado a ar)
Envergadura da asa28,96 m
Comprimento19,65 m
Altura5,16 m
Velocidade de cruzeiro270 Km/h
Alcance de vôo2575 Km
Altitude máxima de vôo7315 m
Autonomia de vôo09 hs
Peso da aeronave vazia8256 Kg pax
8100 Kg carga
Peso máximo de decolagem11885 Kg pax
12200 Kg carga
Tripulação técnica03 (2 pilotos e 1 rádio-telegrafista)
Lotação máxima32 Pax
Lotação máxima (configuração VARIG)21/32 Pax
Capacidade máxima de combustível3043 litros
Capacidade média de carga3999 Kg
Pista mínima para decolagem400/700 m
Pista mínima para pouso300/550 m

Douglas DC-6
1966-1970
A Varig, com a incorporação do Consórcio Real-Aerovias, anexou a sua frota cinco unidades DC-6 B, versão passageiro. Essas aeronaves voaram as linhas nacionais da empresa.
ConstrutorDouglas Aircraft Company,Estados Unidos
MotorQuatro Pratt & Whitney R-2800 CB-16 de 2400 HP cada (18 cilindros, refrigerado a ar)
Envergadura da asa35,81m
Comprimento32,18m
Altura08,66m
Velocidade de cruzeiro507Km/h
Alcance de vôo4.830Km
Altitude máxima de vôo7.620m
Peso da aeronave vazia25.077Kg
Peso máximo de decolagem48.534Kg
Tripulação técnica05(2 pilotos, 1 mec.vôo,1 rad.teleg. e 1 naveg.)
Lotação máxima102Pax
Lotação máxima (configuração VARIG)80Pax

Douglas DC-8-33
1965-1978
Em 1965, quando a Panair do Brasil cessou suas atividades, coube a Varig assumir os serviços daquela empresa nas rotas para a Europa, bem como sua frota e funcionários. Dois DC-8, prefixos PP-PDS e PP-PEA operaram as rotas internacionais da Varig.
ConstrutorDouglas Aircraft Company,Estados Unidos
MotorQuatro Pratt & Whitney JT4A-12 de 7.945 Kg de empuxo cada de 17.500 libras de empuxo cada
Envergadura da asa43,41m
Comprimento45,87m
Altura12,90m
Velocidade de cruzeiro950Km/h
Alcance de vôo9.605Km
Altitude máxima de vôo10.668m
Autonomia de vôo10h
Peso da aeronave vazia59.943Kg
Peso máximo de decolagem144.240Kg
Tripulação técnica05 (2 pilotos, 1 mec. vôo, 1 navegador e 1 rádio-telegrafista)
Lotação máxima149Pax
Capacidade máxima de combustível88.546litros

Douglas DC-10-30                  1974-2006

Em julho de 1974 os primeiros DC10-30, prefixos PP-VMA e PP-VMB, modelos jatos "wide-body"(fuselagem larga) começaram a operar as linhas internacionais da Varig de longo curso. Essas aeronaves reuniam, na época, a mais sofisticada tecnologia em propulsão, aerodinâmica, estrutura, eletrônica de bordo e nos sistemas de controle de vôo, além de luxo e conforto. Os DC-10, juntamente com outras aeronaves "wide-body", operam as principias linhas internacionais de longo curso da Varig.
ConstrutorMC Donell Douglas Corporation, Estados Unidos
MotorTrês turbinas GE CF6-50 de 22.861 Kg de empuxo cada 51.000 libras de empuxo cada.
Envergadura da asa50,42m
Comprimento55,17m
Altura17,86m
Velocidade de cruzeiro925Km/h
Alcance de vôo10.000Km
Altitude máxima de vôo12.800m
Autonomia de vôo13h 30min
Peso da aeronave vazia114.075Kg
Peso máximo de decolagem256.280Kg
Peso máximo de aterragem182.798Kg
Tripulação técnica03 (2 pilotos, 1 Eng. vôo)
Lotação máxima380Pax
Lotação máxima (configuração VARIG)256Pax
Capacidade máxima de combustível138.398litros
Consumo normal10.524litros/h
Capacidade máxima de carga45.722Kg
Pista mínima para decolagem3.200m
Pista mínima para pouso1.820m

Dragon Rapid De Havilland
1942-1945

A VARIG, com este avião, realizou seu primeiro vôo internacional em 5 de agosto de 1942, ligando Porto Alegre a Montevidéu. Na época, a empresa oferecia duas freqüências semanais em ambos os sentidos.

O Chuí veio equipado com um rádio-goniômetro Marconi, mas por falta de uso foi retirado, pois naquele tempo não havia rádio faróis nos aeroportos do interior do Rio Grande do Sul, somente Porto Alegre possuía uma "broadcast".

ConstrutorDe Havilland Aircraft Co. Ltd., Inglaterra
ModeloDe Havilland D.H. 89 A
N* de série6.449
MotorDois D.H.Gispsy Six MPAK III de 185 C.V. cada (06 cilindros em linha, refrigerado a ar / 200HP).
Envergadura da asa14,63 m
Comprimento10,52 m
Altura03,12 m
Velocidade de cruzeiro214 Km/h
Alcance de vôo930 Km
Altitude máxima de vôo5090 m
Peso da aeronave vazia1400 Kg
Peso máximo de decolagem2520 Kg
Tripulação técnica02 (1 piloto e 1 rádio teleg.)
Lotação máxima (configuração VARIG)06 Pax

Embraer ERJ-145
1997-2005
O ERJ-145 é utilizado em algumas das rotas de maior distância, por sua tecnologia avançada e conforto para o cliente.
Nº de passageiros: 50
Peso máximo de decolagem: 20.600 kg
Velocidade de cruzeiro: 800 km/h
Motores: AE3007 A1/3402
Principais rotas: rotas regionais
Econômica: 50 assentos.

FIAT G2
1942-1945

Único modelo construído pela Aeronáutica d'Itália, especialmente para Bruno Mussolini, filho de Benito Mussolini, o "duce" da Itália.

Na empresa recebeu o nome de Jacuí, em homenagem a esse rio integração do território gaúcho, mas devido a sua origem italiana, era mais conhecido junto a tripulação por Ëspaguetti".

ConstrutorAeronáutica d'Itália, Itália
ModeloFiat G2
N* de série01
MotorTrês Alfa Romeo 110-I de 150 C.V. cada
Envergadura da asa16,51 m
Comprimento11,89 m
Altura3,00 m
Velocidade de cruzeiro150 Km/h
Alcance de vôo2000 Km
Altitude máxima de vôo6000 m
Peso da aeronave vazia2050 Kg
Peso máximo de decolagem2965 Kg
Tripulação técnica02 (1 piloto e 1 mecânico de vôo)
Lotação máxima (configuração VARIG)06 Pax

Hidroavião "Atlântico"
1927-1930

Com o Atlântico teve início os vôos regulares no país. Em 3 de fevereiro de 1927 realizou o primeiro vôo comercial do Brasil, operando a Linha da Lagoa - ligando Porto Alegre a Pelotas e Rio Grande.

O P-BAAA foi matriculado na folha 01 do Livro de Registro Aeronáutico Brasileiro.

O Atlântico era um hidroavião "bote" DornierWal com duas hélices de quatro pás, tipo "Heine" e voou pela Varig até 2 de julho de 1930, quando foi transferido para o Syndicato Condor Ltda. Em 1933, no Rio de Janeiro, foi desmontado e suas peças vendidas como sucata.

ProjetoClaudius Dornier, Alemanha
ConstrutorConstruzioni Meccaniche Aeronautike S.A., Itália
ModeloDornier Wal
N* de construção34
Ano de construção1925
MotorDois Rolls Royce Eagle IX de 360 C.V. cada.
Envergadura da asa22,50 m
Comprimento17,45 m
Altura4,30 m
Velocidade de cruzeiro150 Km/h
Alcance de vôo1000 Km
Autonomia09 hs
Altitude máxima de vôo2000 m
Peso da aeronave vazia3400 Kg
Peso máximo de decolagem5500 Kg
Tripulação técnica02 (1 piloto e 1 mecânico de vôo)
Lotação máxima09 Pax
Capacidade máxima de combustível100 litros
Consumo normal07/09 litros/h

Hidroavião "Gaúcho"
1927-1930

O segundo Hidroavião da VARIG foi batizado com o nome Gaúcho em homenagem ao povo do Rio Grande do Sul. O P-BAAA, além da Linha da Lagoa, voou para o litoral norte: Cidreira, Tramandaí e Torres.  Vindo da Alemanha, parcialmente desmontado, à bordo do transatlântico Rio de Janeiro, desembarcou em 16 de agosto de 1927 no porto da cidade do Rio Grande, Rio Grande do Sul. Juntamente com o Atlântico, em 1930, foi transferido para o Syndicato Condor Ltda. e em 1933, desmontado e suas peças vendidas como sucata. O Gaúcho era um hidroavião modelo Dornier Merkur, monoplano, semimetálico e possuía uma hélice tipo "Heine".

ConstrutorDornier Werke G.M.B.H., Alemanha
ModeloDornier B Merkur
N* de construção92
MotorUm BMW VI de 600 C.V.
Envergadura da asa19,60 m
Comprimento12,60 m
Altura4,30 m
Velocidade de cruzeiro180 Km/h
Alcance de vôo1050 Km
Altitude máxima de vôo5200 m
Peso da aeronave vazia2450 Kg
Peso máximo de decolagem3600 Kg
Tripulação técnica02 (1 piloto e 1 mecânico de vôo)
Lotação máxima09 Pax

Hawker Siddeley Hs 748-235 "AVRO" 
1970 - 1976

O emprego de dez unidades Avros no Rio Grande do Sul, em Substituição aos DC-3, iniciou em 1970. Essa aeronaves também operaram as linhas do R.I.N.(Rede de Integração Nacional), que entre outras, compreendia as rotas do Tocantins, do São Francisco e do Cariri. Por um determinado tempo voou Ponte Aérea Rio- São Paulo.
ConstrutorHawker Siddeley Aviation Ltd.,Inglaterra
ModeloHawker Siddeley Hs 748-235 AVRO
MotorDois Rolas Roce Dar 7MK 532 de 2.280 libras de empuxo cada.
Envergadura da asa30,02m
Comprimento20,42m
Altura07,58m
Velocidade de cruzeiro440Km/h
Alcance de vôo1.800Km
Altitude máxima de vôo7.600m
Autonomia de vôo07h 30min
Peso da aeronave vazia11.086Kg
Peso máximo de decolagem20.182Kg
Tripulação técnica03(2 pilotos e 1 rádio-telegrafista)
Lotação máxima (configuração VARIG)40Pax
Capacidade máxima de combustível7.200litros
Consumo normal200litros/h
Pista mínima para decolagem800m
Pista mínima para pouso600m

Junkers A-50
1931-1944

A VARIG expandiu suas linhas para o interior do Rio Grande do Sul em 1931, quando adquiriu dois monomotores Junkers A-50. O primeiro deles recebeu o prefixo P-BAAE e o segundo P-BAAI, mais tarde PP-VAI. Com essas aeronaves a empresa realizou vários vôos de propaganda objetivando mobilizar as comunidades gaúchas para a importância da aviação comercial no Brasil. Com capacidade para apenas um passageiro, o seu principal emprego foi no transporte de malas postais e pequenos volumes. Posteriormente o PP-VAI, que recebeu os nomes de Bagé e Minuano, ainda foi utilizado como avião-escola na VARIG Aéreo Esporte até 1944, ano em que foi desativado.


ConstrutorJunkers Flugzeugwerk, Alemanha
ModeloJunkers A-50 junior
MotorUm Armstrong Siddeley Genet de 88 C.V./59 HP
Envergadura da asa10,00 m
Comprimento7,12 m
Altura2,40 m
Velocidade de cruzeiro145 Km/h
Alcance de vôo600 Km
Altitude máxima de vôo4600 m
Peso da aeronave vazia360 Kg
Peso máximo de decolagem600 Kg
Tripulação técnica01
Lotação máxima01 Pax

Junkers F-13
1932-1951

O serviço aéreo regular com os Junkers F-13 iniciou em abril de 1932, quando a aviação comercial era verdadeiro pioneirismo em território nacional.

O PP-VAF foi batizado de Livramento e o PP-VAG de Santa Cruz, homenagem as duas comunidades na qual esses aviões operaram por longos anos.

ConstrutorJunkers Flugzeugwerk, Alemanha
ModeloJunkers F-13 Ke
MotorUm Junkers L-5 de 310 HP
Envergadura da asa17,75 m
Comprimento10,15m
Altura4,50 m
Velocidade de cruzeiro140 Km/h
Alcance de vôo700 Km
Autonomia de vôo03 hs
Altitude máxima de vôo4300 m
Peso da aeronave vazia1640Kg
Peso máximo de decolagem2500 Kg
Tripulação técnica02 (1 piloto e 1 mecânico de vôo)
Lotação máxima05 Pax
Capacidade máxima de combustível300 litros

Junkers JU 52/3M
1937-1942

Elegante, imponente e inspirando confiança, o trimotor JU-52 era o "jumbo" da VARIG no fim da década de 30 e início de 40. Só voava quando o número de passageiros justificava e apenas alguns dos tripulantes mais antigos da companhia podiam pilotá-lo. O Mauá era um avião metálico, coberto por chapas de duralumínio ondulado. Na época o PP-VAL era um dos mais velozes da frota e, com ele a VARIG cobria as suas linhas mais longas, ainda restritas ao Rio Grande do Sul. A aeronave foi retirada de vôo, após um acidente ocorrido próximo a Porto Alegre.

ConstrutorJunkers Flugzeu-und-Motorenwerke A.G., Alemanha
ModeloJunkers JU-52/3m
N* de série4058
MotorTrês BMW Hornet de 600 C.V. cada
Envergadura da asa29,25 m
Comprimento18,90 m
Altura4,50 m
Velocidade de cruzeiro240Km/h
Alcance de vôo1300 Km
Altitude máxima de vôo5200 m
Autonomia de vôo04 hs
Peso da aeronave vazia5345 Kg
Peso máximo de decolagem9200 Kg
Tripulação técnica03 (1 piloto, 1 rádio telegrafista e 1 mecânico de vôo)
Lotação máxima (configuração original)17 Pax
Lotação máxima (configuração VARIG)21 Pax

Klemm L-25
1929-1935
Visando ampliar suas rotas, a VARIG começou a operar com dois aviões Klemm L-25 no ano de 1929.Além do transporte de malas postais realizavam vôos de propaganda para o interior do Rio Grande do Sul. O PP-VAA recebeu a denominação de Ruyzinho e o PP-VAB de Irma.
ConstrutorLeichtflugzeugbau Klemm G.M.B.H., Alemanha
ModeloKlemm L-25
MotorUm Type 9 AD de 45 C.V. (Hirth HM 60 R de 88 C.V.)
Envergadura da asa13,00 m
Comprimento7,50 m
Altura2,05 m
Velocidade de cruzeiro140 Km/h
Alcance de vôo650 Km
Autonomia04 hs 30 min
Altitude máxima de vôo4800 m
Peso da aeronave vazia420 Kg
Peso máximo de decolagem720 Kg
Tripulação técnica01
Lotação máxima01 Pax

Lockheed Electra I
1943-1951

Foi com electra I, prefixo PP-VAP, que em 1943 a VARIG iniciou a padronização de sua frota. Esses aviões, conhecidos como Electrinhas, cobriram inicialmente, todas as rotas do interior do Rio Grande do Sul e Montevidéu, no Uruguai, posteriormente Santa Catarina e Paraná. Em 1948 alguns Electrinhas ainda realizaram vôos para a cidade de São Paulo. A VARIG possuía duas versões do mesmo avião: 10A e 10E. O serviço de bordo da VARIG teve início nos Electras I. Uma caixa de lanches frios era distribuída aos passageiros pelo co-piloto, pois na época não existiam comissários em nosso quadro funcional.

ConstrutorLockheed Aircraft Corp., EUA
MotorDois motores Pratt & Whitney Wasp jr de 450 HP - 10A
Dois motores Pratt & Whitney Wasp jr de 550 HP - 10E
Envergadura da asa16,77 m
Comprimento11,76 m
Altura3,07 m
Velocidade de cruzeiro310 Km/h - 10A
330 Km/h - 10E
Alcance de vôo1027 Km
Altitude máxima de vôo6100 m
Autonomia de vôo04 hs
Peso da aeronave vazia2865 Kg - 10A
3216 Kg - 10E
Peso máximo de decolagem4575 Kg - 10A
4756 Kg - 10E
Tripulação técnica02 (1 piloto e 1 mecânico de vôo)
Lotação máxima10 Pax

LOCKHEED L-188A - ELECTRA II
1962-1992

Em 1962 a Varig recebeu suas primeiras aeronaves Electra II - Lockheed L-188A, que foram utilizadas em linhas domésticas. Por algum tempo esses aviões ainda realizaram o "Vôo da Amizade" ligando o Rio de Janeiro a Lisboa com escala em Recife e na Ilha do Sal. Os Electra II voaram na Ponte Rio - São Paulo de setembro de 1962 a 6 de janeiro de 1992, totalizando quase trinta anos de serviços prestados nessa linha. De 1975 a 1987 essas aeronaves foram as únicas a operarem a Ponte Aérea Rio - São Paulo, a segunda rota mais movimentada do mundo (perde apenas para a de New York-Washington, nos Estados Unidos). A Varig adquiriu quatorze aeronaves desse modelo. O PP-VJM, primeiro turbo-élice adquirido em 1962, realizou o último vôo de Electra em nosso pais a 6 de janeiro de 1992. A aeronave encontra-se exposta no Museu Aeroespacial de Campos dos Afonsos, no Rio de Janeiro.
ConstrutorLockheed Aircraft & Corp., Estados Unidos
MotorQuatro Allison 501-D13A de 3.750 libras de empuxo
Envergadura da asa30,20m
Comprimento31,85m
Altura9,98m
Velocidade de cruzeiro650Km/h
Alcance de vôo4.500Km
Altitude máxima de vôo9.000m
Autonomia de vôo07h 30min
Peso da aeronave vazia37.421Kg
Peso máximo de decolagem55.256Kg
Tripulação técnica03(2 pilotos, 1 mec. vôo)
Lotação máxima (configuração VARIG)90Pax
Capacidade máxima de combustível20.893 litros
Consumo normal2.528 litros/h
Consumo na decolagem3221 litros/h

Lockheed Super G Constellation
1955-1967

Em julho de 1955 a VARIG começou a operar para os EUA inaugurando sua primeira linha intercontinental com três aviões Lockheed L-1049 G Super Constellation. Essa nova rota cobria o seguinte itinerário: Buenos Aires, Montevidéu, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Trujilho e Nova Iorque. Inicialmente com a freqüência de dois vôos semanais. A VARIG, com essa aeronaves desenvolveu sua maior experiência em atendimento de bordo e de terra aos seus usuários, estabelecendo um novo marco no progresso da aviação comercial brasileira.

ConstrutorLockheed Aircraft Corp., EUA
ModeloLockheed L-1049 G Super Constellation
Motorquatro Curtiss Wrigth turbo composto de 3400 HP cada (18 cilindros refrigerados a ar)
Envergadura da asa37,49 m
Comprimento34,62 m
Altura7,55 m
Velocidade de cruzeiro530 Km/h
Alcance de vôo4990 Km
Altitude máxima de vôo7620 m
Peso da aeronave vazia33076 Kg
Peso máximo de decolagem62287 Kg
Tripulação técnica05 (2 pilotos, 1 mec. vôo, 1 navegador e 1 rádio-telegrafista)
Lotação máxima99 Pax
Lotação máxima (configuração VARIG)63 Pax
Pista mínima para decolagem1200 m
Pista mínima para pouso1200 m

MD-11                      1992-2006

A Varig foi a primeira empresa da América Latina a Operar aeronaves MD-11 em novembro de 1991. Esses aviões, de última geração, começaram a voar as rotas São Paulo-Rio-Paris e Amsterdã. A Cabine do MD-11 é totalmente computadorizada, com painéis em sistemas digitais. O sistema de navegação é por giroscópio a "laser", tal a sofisticação. O MD-11 traz aletas nas pontas das asas reduzindo o atrito aerodinâmico e economizando cerca de 15% de combustível. Os dois primeiros MD-11, PP-VOP e PP-VOQ foram oficialmente entregues a Varig a 12 de novembro de 1991.
ConstrutorMCDONNEL DOUGLAS Aircraft Company, Estados Unidos
MotorTrês turbinas GE CF6-80C2 D1F de 27.528 Kg de empuxo cada 61.500 libras de empuxo cada.
Envergadura da asa51,76m
Comprimento61,37m
Altura17,60m
Velocidade de cruzeiro930Km/h
Alcance de vôo12.842Km
Altitude máxima de vôo13.160m
Autonomia de vôo14h.
Peso da aeronave vazia127.845Kg
Peso máximo de decolagem280.320Kg
Peso Máximo de aterragem199.581Kg
Tripulação técnica02(2 pilotos)
Lotação máxima380Pax
Lotação máxima (configuração VARIG)293Pax
Capacidade máxima de combustível145.124litros
Consumo normal9.615litros/h
Capacidade máxima de carga52.172Kg
Pista mínima para decolagem2.800m
Pista mínima para pouso

Messerschmitt M20 b2
1937-1948

O Aceguá era considerado uma das aeronaves mais modernas da época, pois possuía toalete a bordo e cabine de comando fechada. Seu modelo, diferente dos demais aviões, permitia que os passageiro pudessem abrir os vidros da janela, idêntico ao que se faz nos automóveis. Entre a tripulação era conhecido pelo apelido de "Vaca", naturalmente devido a matrícula "VAK".

ConstrutorMesserschmitt A.G., Alemanha
ModeloMesserschimitt M20 b2
N* de série546
MotorUm motor BMW VI-8 de 700 HP (12 cilindros em V, refrigerado a água)
Envergadura da asa25,50 m
Comprimento15,80 m
Altura04,80 m
Velocidade de cruzeiro170 Km/h
Alcance de vôo1050 Km
Altitude máxima de vôo4400 m
Peso da aeronave vazia2652 Kg
Peso máximo de decolagem4600 Kg
Tripulação técnica02 (1 piloto e 1 mec. Vôo)
Lotação máxima10 Pax

MESSERSCHMITT Bf 108 "TAIFUN"
Setembro/Novembro 1936

O Taifun (tufão) era um monomotor de asa baixa, trem retrátil e capacidade para três passageiros e um piloto. Esse tipo de avião foi o predecessor do caça alemão da Segunda Guerra Mundial, o Me-109, com o qual tinha muita semelhança. Na VARIG recebeu a matrícula PP-VAJ e voou de 26 de setembro a 24 de novembro de 1936, quando foi desativado definitivamente.

ConstrutorMesserschmitt A.G., Alemanha
ModeloMesserschimitt Bf 108 B
N* de série987
MotorUm Argus As 10C com 240 HP
Envergadura da asa10,62 m
Comprimento08,29 m
Altura2,10 m
Velocidade de cruzeiro300 Km/h
Alcance de vôo950 Km
Altitude máxima de vôo4800 m
Peso da aeronave vazia860 Kg
Peso máximo de decolagem1400 Kg
Tripulação técnica01
Lotação máxima03 Pax

Nordwyn UC/641
1947-1950
Este avião foi construído para a Força Aérea dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial e VARIG, em seguida, os utilizou para o transporte de carga, principalmente.
Motores: 2 x Pratt & Whitney R-1340-AN1
Velocidade de Cruzeiro: 180 km/h
Peso Máximo: 3357 kg
Passageiros: 6