O Airbus A300 é um avião "wide body" (fuselagem larga) projetado para curtas e médias distâncias. A VARIG operou duas aeronaves A300 de junho de 1981 a junho de 1990 em linhas domésticas e na América Latina. Além da VARIG, a Cruzeiro também operou duas unidades do A300. Essa aeronave era conhecida como "gigante silencioso", pois sua tecnologia acústica foi desenvolvida para minimizar os efeitos sonoros, bem como a poluição do ar. Isto em termos de Brasil foi muito significativo, já que a maioria de nossos aeroportos localizam-se dentro de perímetro urbanos. Com a aquisição do A300, a VARIG podia se gabar por operar os três wide body mais modernos e sofisticados da época: Airbus A300, Douglas DC-10 e Boeing 747.
Além da VARIG, a Cruzeiro do Sul também operou duas unidades em voos domésticos e para a América do Sul.
Nº de unidades operadas | 02 |
Construtor | Airbus Industrie, Toulose-França.(Sociedade européia constituída pela Deutsch Airbus GmbH, Aerospatiale, CASA. British Aerospace, Fokker-VFW e Belairbus) |
Motor | Duas turbinas GE CF6-50C2 de 23.813 Kg de empuxo cada 52.500 libras de empuxo cada. |
Envergadura da asa | 44,84m |
Comprimento | 53,62m |
Altura | 16,53m |
Velocidade de cruzeiro | 917Km/h |
Alcance de vôo | 5.200Km |
Altitude máxima de vôo | 12.192m |
Autonomia de vôo | 06h |
Peso da aeronave vazia | 127.000Kg |
Peso máximo de decolagem | 165.000Kg |
Peso máximo de aterragem | 134.000Kg |
Tripulação técnica | 03(2 pilotos e 1 rádio-telegrafista) |
Lotação máxima | 345 passageiros |
Lotação máxima (configuração VARIG) | 234 passageiros |
Capacidade máxima de combustível | 56.600litros |
Consumo normal | 7.200litros/h |
Pista mínima para decolagem | 2.665m |
Pista mínima para pouso | 1.820m |
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