Em 1987 chegou ao Brasil primeiro dos cinco Boeing 737-300 encomendados pela VARIG. O B737-300 é o sucessor do B737-200 e incorpora novas tecnologias e refinamentos aerodinâmicos, além de novos motores mais potentes e econômicos. Os Boeing 737-300 iniciaram sua carreira na VARIG em rotas domésticas, juntamente com o Boeing 737-200. Em 1992 ele substituiu o lendário Electra II na Ponte Aérea Rio - São Paulo. Com a substituição, a viagem entre o Rio de Janeiro e São Paulo foi reduzida em cerca de 10 minutos e as companhias aéreas do pool da Ponte Aérea puderam aumentar a oferta de assentos em cerca de 70%. Para permitir o pouso com segurança do Boeing 737-300, a pista do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, foi aumentada em 300 metros.
A partir dos anos 90, o Boeing 737-300 se tornou a principal aeronave da VARIG para voos domésticos e voos internacionais na América do Sul. Inicialmente os B737-300 foram configurados com 117 poltronas em duas classes: Executiva e Econômica. Depois a companhia adotou duas configurações: 120 passageiros em duas classes e 132 passageiros em classe única. A VARIG chegou a operar 31 unidades simultaneamente, no inicio dos anos 2000. Em 2003/2004, com a fusão da VARIG, Rio Sul e Nordeste, a VARIG passou a operar ainda mais unidades do Boeing 737-300.
Configurações do Boeing 737-300 da VARIG:
1º Configuração: 117 assentos
Classe Executiva: 12 assentos (2+2 assentos por fileira)
Classe Econômica: 105 assentos (3+3 assentos por fileira)
Classe Executiva: 12 assentos (2+2 assentos por fileira)
Classe Econômica: 105 assentos (3+3 assentos por fileira)
2º Configuração: 120 assentos
Classe Executiva: 12 assentos (2+2 assentos por fileira)
Classe Econômica: 108 assentos (3+3 assentos por fileira)
Classe Executiva: 12 assentos (2+2 assentos por fileira)
Classe Econômica: 108 assentos (3+3 assentos por fileira)
3º Configuração: 128 assentos
Classe Executiva: 8 assentos (2+2 assentos por fileira)
Classe Econômica: 120 assentos (3+3 assentos por fileira)
4º Configuração:Classe Executiva: 8 assentos (2+2 assentos por fileira)
Classe Econômica: 120 assentos (3+3 assentos por fileira)
132 assentos (somente classe econômica)5º Configuração:
136 assentos (somente classe econômica)
Nº de unidades operadas | 31 |
Construtor | The Boeing Company, EUA |
Motor | Duas turbinas General Electric/SNECMA CFM-56-3B2 de 22.000 libras cada um |
Envergadura da asa | 28,90m |
Comprimento | 33,40m |
Altura | 11,10m |
Velocidade de cruzeiro | 850Km/h |
Alcance de vôo | 3.600Km |
Altitude máxima de vôo | 11.300m |
Peso da aeronave vazia | 32.000Kg |
Peso máximo de decolagem | 61.235Kg |
Tripulação técnica | 02 (2 pilotos) |
Lotação máxima | 149 passageiros |
Lotação máxima (configuração VARIG) | 117-132 passageiros |
Capacidade máxima de combustível | 20.100litros |
Pista mínima para decolagem | 1.9m |
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