MAGAZINE SOUJAR

sábado, 2 de março de 2013

ESPECIAL SOBRE INICIO DAS OPERAÇÕES DOS 777-200 DA VARIG


 VARIG INICIA VÔOS PARA A EUROPA COM SEUS NOVOS BOEING 777
reportagem de Daniel R.Carneiro, fotos de Daniel R.Carneiro e Boeing

Foto BoeingChegou ao Rio de Janeiro, no dia 3 de novembro de 2001, o primeiro de dois Boeing 777-200ER encomendados pela Varig e com entrega prevista para este ano. O segundo avião deverá chegar em 19 de novembro. Com os novos jatos, a Varig passa a contar com um dos mais modernos aviões em sua categoria, sendo a primeira empresa aérea latino-americana a operar o 777. Ontem, dia 13 de novembro, a Varig apresentou seu primeiro Boeing 777 à imprensa, em vôo Rio - Porto Alegre - Rio, do qual tivemos oportunidade de participar a convite da empresa.
Em Porto Alegre, o presidente da Varig, Engenheiro Ozires Silva, informou em entrevista coletiva que a empresa pretende efetuar um corte de custos na ordem de US$ 160 milhões, estando previstas medidas como o corte de pessoal (10%, conforme anunciado há algumas semanas), a desativação de 15 aeronaves (13 Boeing 737-200 e 2 MD-11, estes dois últimos sendo substituídos pelos novos 777) e a renegociação dos contratos de leasing. Quanto às encomendas já anunciadas, como a de mais quatro Boeing 777, Ozires anunciou que estão mantidas, mas que os prazos de entrega dos aviões também estão sendo renegociados.
Foto BoeingA malha de rotas doméstica também está sendo reestudada, sendo os vôos distribuídos entre a Varig e suas subsidiárias regionais, Rio-Sul e Nordeste. Os Boeing 737-800 recém entregues vão substituir os 737-300 em algumas rotas, e os 737-200 retirados de serviço estão sendo substituídos pelos 737-300 e 737-700. Sobre a crise no transporte aéreo e no turismo, agravada com os atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos, Ozires Silva voltou a afirmar que a Varig, assim como as demais empresas aéreas nacionais, não estão pleiteando ajuda governamental - ao contrário do que está ocorrendo nos Estados Unidos, onde o governo anunciou estar destinando verbas para o setor -, mas sim pedindo uma revisão na política de impostos para o setor, visando tornar as companhias nacionais competitivas em relação a suas congêneres do exterior. O presidente da Varig defende uma carga tributária semelhante à praticada nos Estados Unidos e Europa. O diretor do DAC, Brigadeiro Venâncio Grossi, considerou justas as reivindicações e afirmou que o Governo Federal está estudando o assunto.
Foto de Daniel R.Carneiro
Chegada ao Rio de Janeiro, 03/11/2001

Chegada a Porto Alegre, 13/11/2001
Foto de Daniel R.Carneiro
Partida de Porto Alegre, 13/11/2001
Foto de Daniel R.Carneiro
Sobrevoando Santa Catarina

O NOVO AVIÃO
Os Boeing 777 da Varig estão equipados com o que há de mais moderno para oferecer um máximo de conforto ao passageiro. Todas as poltronas, inclusive as da classe econômica, estão equipados com um sistema de entretenimento e comunicação que incorpora vídeo (10 canais com filmes, musicais, notícias e documentários, além do "flight info", que apresenta informações sobre o vôo, como a posição do avião na rota, velocidade, altitude e tempo estimado para chegada ao destino), música (12 canais com música clássica, jazz, rock, MPB, pop internacional, samba e chorinho), videogames (10 opções de jogos), telefone e acesso à internet (o passageiro pode conectar seu notebook ao telefone, acessando a rede da Tenzing Global, que oferece acesso à internet via satélite). O sistema, MAS 3000, foi desenvolvido pela Matsushita e é utilizado, até o momento, por mais três companhias aéreas, além da Varig.
Apesar de as versões básicas do 777-200 possuírem capacidade para 305 a 440 assentos, os passageiros da Varig serão beneficiados com um grau ainda maior de conforto. Os jatos da Pioneira foram configurados para transportar 287 passageiros, sendo 6 na primeira classe, 49 na executiva e 232 na econômica (tivemos oportunidade de voar nessas duas classes, e mesmo na econômica o "pitch" - espaço entre assentos - permite um vôo longo com conforto superior ao normalmente encontrado em outras aeronaves). As poltronas da primeira classe permitem inclinação de 180o, idêntica à de uma cama.
Foto de Daniel R.Carneiro
Cabine de Comando
Foto de Daniel R.Carneiro

Foto de Daniel R.Carneiro
Sistema de Entretenimento
Foto de Daniel R.Carneiro
Telefonia

ROTAS
A Varig está estreando seu primeiro Boeing 777 na rota Rio de Janeiro - São Paulo - Londres - Kopenhagen (vôo RG8756) e Kopenhagen - Londres - São Paulo - Rio de Janeiro (RG8756), partindo do Rio de Janeiro às 20:45h e de São Paulo às 23:00, retornando a São Paulo dois dias depois, às 7:40h, e pousando no Rio de Janeiro às 9:20h. Não foram anunciadas, ainda, que outras rotas poderão ser operadas com os novos aviões após a chegada do segundo 777, mas sua utilização deverá ficar restrita a rotas intercontinentais. Além da Varig, já estão utilizando o Boeing 777 em vôos para o Brasil empresas como a Air France, British Airways, United Airlines (foi a primeira a operá-lo aqui, nos vôos de Miami para São Paulo) e American Airlines (já voa para São Paulo, e a partir de 14 de dezembro passará a voar também com o 777 entre Rio de Janeiro e Miami).
Os Boeing 777-200ER da VARIG
PrefixoModelo
Série
Entrega
PP-VRA2Q8ER
28689
03/11/2001
PP-VRB2Q8ER
28692
19 ou 21/11/2001

Boeing 777-200ER - Características

Dimensões
Comprimento
63,70m
Envergadura
60,90m
Altura
18,50m
Diâmetro da Fuselagem
6,19m
Largura da Cabine de Passageiros
5,86m
Desempenho e Motores
Velocidade de Cruzeiro
Mach .84
Alcance
11.040 a 14.260 Km
Peso Máximo na Decolagem
297.824 Kg
Motores2 x General Electric 90-94B - 93,700 lb (42,502 kg)
Capacidade
Passageiros305 a 440
Carga16

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