VARIG INICIA VÔOS PARA A EUROPA COM SEUS NOVOS BOEING 777
reportagem de Daniel R.Carneiro, fotos de Daniel R.Carneiro e Boeing
reportagem de Daniel R.Carneiro, fotos de Daniel R.Carneiro e Boeing
Em Porto Alegre, o presidente da Varig, Engenheiro Ozires Silva, informou em entrevista coletiva que a empresa pretende efetuar um corte de custos na ordem de US$ 160 milhões, estando previstas medidas como o corte de pessoal (10%, conforme anunciado há algumas semanas), a desativação de 15 aeronaves (13 Boeing 737-200 e 2 MD-11, estes dois últimos sendo substituídos pelos novos 777) e a renegociação dos contratos de leasing. Quanto às encomendas já anunciadas, como a de mais quatro Boeing 777, Ozires anunciou que estão mantidas, mas que os prazos de entrega dos aviões também estão sendo renegociados.
Chegada ao Rio de Janeiro, 03/11/2001 | Chegada a Porto Alegre, 13/11/2001 |
Partida de Porto Alegre, 13/11/2001 | Sobrevoando Santa Catarina |
O NOVO AVIÃO
Os Boeing 777 da Varig estão equipados com o que há de mais moderno para oferecer um máximo de conforto ao passageiro. Todas as poltronas, inclusive as da classe econômica, estão equipados com um sistema de entretenimento e comunicação que incorpora vídeo (10 canais com filmes, musicais, notícias e documentários, além do "flight info", que apresenta informações sobre o vôo, como a posição do avião na rota, velocidade, altitude e tempo estimado para chegada ao destino), música (12 canais com música clássica, jazz, rock, MPB, pop internacional, samba e chorinho), videogames (10 opções de jogos), telefone e acesso à internet (o passageiro pode conectar seu notebook ao telefone, acessando a rede da Tenzing Global, que oferece acesso à internet via satélite). O sistema, MAS 3000, foi desenvolvido pela Matsushita e é utilizado, até o momento, por mais três companhias aéreas, além da Varig.
Apesar de as versões básicas do 777-200 possuírem capacidade para 305 a 440 assentos, os passageiros da Varig serão beneficiados com um grau ainda maior de conforto. Os jatos da Pioneira foram configurados para transportar 287 passageiros, sendo 6 na primeira classe, 49 na executiva e 232 na econômica (tivemos oportunidade de voar nessas duas classes, e mesmo na econômica o "pitch" - espaço entre assentos - permite um vôo longo com conforto superior ao normalmente encontrado em outras aeronaves). As poltronas da primeira classe permitem inclinação de 180o, idêntica à de uma cama.
Cabine de Comando | |
Sistema de Entretenimento | Telefonia |
ROTAS
A Varig está estreando seu primeiro Boeing 777 na rota Rio de Janeiro - São Paulo - Londres - Kopenhagen (vôo RG8756) e Kopenhagen - Londres - São Paulo - Rio de Janeiro (RG8756), partindo do Rio de Janeiro às 20:45h e de São Paulo às 23:00, retornando a São Paulo dois dias depois, às 7:40h, e pousando no Rio de Janeiro às 9:20h. Não foram anunciadas, ainda, que outras rotas poderão ser operadas com os novos aviões após a chegada do segundo 777, mas sua utilização deverá ficar restrita a rotas intercontinentais. Além da Varig, já estão utilizando o Boeing 777 em vôos para o Brasil empresas como a Air France, British Airways, United Airlines (foi a primeira a operá-lo aqui, nos vôos de Miami para São Paulo) e American Airlines (já voa para São Paulo, e a partir de 14 de dezembro passará a voar também com o 777 entre Rio de Janeiro e Miami).
Os Boeing 777-200ER da VARIG
Prefixo | Modelo |
Série
| Entrega |
PP-VRA | 2Q8ER |
28689
| 03/11/2001 |
PP-VRB | 2Q8ER |
28692
| 19 ou 21/11/2001 |
Boeing 777-200ER - Características
Dimensões
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Comprimento |
63,70m
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Envergadura |
60,90m
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Altura |
18,50m
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Diâmetro da Fuselagem |
6,19m
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Largura da Cabine de Passageiros |
5,86m
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Desempenho e Motores
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Velocidade de Cruzeiro |
Mach .84
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Alcance |
11.040 a 14.260 Km
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Peso Máximo na Decolagem |
297.824 Kg
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Motores | 2 x General Electric 90-94B - 93,700 lb (42,502 kg) |
Capacidade
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Passageiros | 305 a 440 |
Carga | 16 |
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