VARIG INICIA VÔOS PARA A EUROPA COM SEUS NOVOS BOEING 777reportagem de Daniel R.Carneiro, fotos de Daniel R.Carneiro e Boeing
Chegou ao Rio de Janeiro, no dia 3 de novembro de 2001, o primeiro de dois Boeing 777-200ER encomendados pela Varig e com entrega prevista para este ano. O segundo avião deverá chegar em 19 de novembro. Com os novos jatos, a Varig passa a contar com um dos mais modernos aviões em sua categoria, sendo a primeira empresa aérea latino-americana a operar o 777. Ontem, dia 13 de novembro, a Varig apresentou seu primeiro Boeing 777 à imprensa, em vôo Rio - Porto Alegre - Rio, do qual tivemos oportunidade de participar a convite da empresa.
Em Porto Alegre, o presidente da Varig, Engenheiro Ozires Silva, informou em entrevista coletiva que a empresa pretende efetuar um corte de custos na ordem de US$ 160 milhões, estando previstas medidas como o corte de pessoal (10%, conforme anunciado há algumas semanas), a desativação de 15 aeronaves (13 Boeing 737-200 e 2 MD-11, estes dois últimos sendo substituídos pelos novos 777) e a renegociação dos contratos de leasing. Quanto às encomendas já anunciadas, como a de mais quatro Boeing 777, Ozires anunciou que estão mantidas, mas que os prazos de entrega dos aviões também estão sendo renegociados.
A malha de rotas doméstica também está sendo reestudada, sendo os vôos distribuídos entre a Varig e suas subsidiárias regionais, Rio-Sul e Nordeste. Os Boeing 737-800 recém entregues vão substituir os 737-300 em algumas rotas, e os 737-200 retirados de serviço estão sendo substituídos pelos 737-300 e 737-700. Sobre a crise no transporte aéreo e no turismo, agravada com os atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos, Ozires Silva voltou a afirmar que a Varig, assim como as demais empresas aéreas nacionais, não estão pleiteando ajuda governamental - ao contrário do que está ocorrendo nos Estados Unidos, onde o governo anunciou estar destinando verbas para o setor -, mas sim pedindo uma revisão na política de impostos para o setor, visando tornar as companhias nacionais competitivas em relação a suas congêneres do exterior. O presidente da Varig defende uma carga tributária semelhante à praticada nos Estados Unidos e Europa. O diretor do DAC, Brigadeiro Venâncio Grossi, considerou justas as reivindicações e afirmou que o Governo Federal está estudando o assunto.
Chegada ao Rio de Janeiro, 03/11/2001
Chegada a Porto Alegre, 13/11/2001
Partida de Porto Alegre, 13/11/2001
Sobrevoando Santa Catarina
O NOVO AVIÃO
Os Boeing 777 da Varig estão equipados com o que há de mais moderno para oferecer um máximo de conforto ao passageiro. Todas as poltronas, inclusive as da classe econômica, estão equipados com um sistema de entretenimento e comunicação que incorpora vídeo (10 canais com filmes, musicais, notícias e documentários, além do "flight info", que apresenta informações sobre o vôo, como a posição do avião na rota, velocidade, altitude e tempo estimado para chegada ao destino), música (12 canais com música clássica, jazz, rock, MPB, pop internacional, samba e chorinho), videogames (10 opções de jogos), telefone e acesso à internet (o passageiro pode conectar seu notebook ao telefone, acessando a rede da Tenzing Global, que oferece acesso à internet via satélite). O sistema, MAS 3000, foi desenvolvido pela Matsushita e é utilizado, até o momento, por mais três companhias aéreas, além da Varig.
Apesar de as versões básicas do 777-200 possuírem capacidade para 305 a 440 assentos, os passageiros da Varig serão beneficiados com um grau ainda maior de conforto. Os jatos da Pioneira foram configurados para transportar 287 passageiros, sendo 6 na primeira classe, 49 na executiva e 232 na econômica (tivemos oportunidade de voar nessas duas classes, e mesmo na econômica o "pitch" - espaço entre assentos - permite um vôo longo com conforto superior ao normalmente encontrado em outras aeronaves). As poltronas da primeira classe permitem inclinação de 180o, idêntica à de uma cama.
Cabine de Comando
Sistema de Entretenimento
Telefonia
ROTAS
A Varig está estreando seu primeiro Boeing 777 na rota Rio de Janeiro - São Paulo - Londres - Kopenhagen (vôo RG8756) e Kopenhagen - Londres - São Paulo - Rio de Janeiro (RG8756), partindo do Rio de Janeiro às 20:45h e de São Paulo às 23:00, retornando a São Paulo dois dias depois, às 7:40h, e pousando no Rio de Janeiro às 9:20h. Não foram anunciadas, ainda, que outras rotas poderão ser operadas com os novos aviões após a chegada do segundo 777, mas sua utilização deverá ficar restrita a rotas intercontinentais. Além da Varig, já estão utilizando o Boeing 777 em vôos para o Brasil empresas como a Air France, British Airways, United Airlines (foi a primeira a operá-lo aqui, nos vôos de Miami para São Paulo) e American Airlines (já voa para São Paulo, e a partir de 14 de dezembro passará a voar também com o 777 entre Rio de Janeiro e Miami).
Os Boeing 777-200ER da VARIG
Prefixo
Modelo
Série
Entrega
PP-VRA
2Q8ER
28689
03/11/2001
PP-VRB
2Q8ER
28692
19 ou 21/11/2001
Boeing 777-200ER - Características
Dimensões
Comprimento
63,70m
Envergadura
60,90m
Altura
18,50m
Diâmetro da Fuselagem
6,19m
Largura da Cabine de Passageiros
5,86m
Desempenho e Motores
Velocidade de Cruzeiro
Mach .84
Alcance
11.040 a 14.260 Km
Peso Máximo na Decolagem
297.824 Kg
Motores
2 x General Electric 90-94B - 93,700 lb (42,502 kg)
Capacidade
Passageiros
305 a 440
Carga
160,16m3 (32 containers LD3 + 17m3
Nenhum comentário:
Postar um comentário