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sábado, 17 de outubro de 2015

McDonnell Douglas MD-11

McDonnell Douglas MD-11
1991-2006


  
A VARIG foi a primeira empresa da América Latina a operar aeronaves MD-11 em novembro de 1991. Esses aviões, de última geração, começaram a voar as rotas São Paulo-Rio-Paris e Amsterdã. A Cabine do MD-11 é totalmente computadorizada, com painéis em sistemas digitais. O sistema de navegação é por giroscópio a "laser", tal a sofisticação. O MD-11 traz aletas nas pontas das asas reduzindo o atrito aerodinâmico e economizando cerca de 15% de combustível. Os dois primeiros MD-11, PP-VOP e PP-VOQ foram oficialmente entregues a Varig a 12 de novembro de 1991. A partir de então o MD-11 se tornou a principal aeronave da VARIG para voos internacionais de longa distância. O MD-11 da VARIG oferecia alto nível de conforto e segurança para seus passageiros. Além de operar para América do Norte, Europa e Ásia, o MD-11 também chegou operar nas rotas para América do Sul e rotas domésticas de maior demanda.
Em 2005 a VARIG LOG, subsidiária cargueira, se tornou a primeira companhia da América Latina a operar um MD-11 totalmente cargueiro, conhecido como MD-11F.

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Configurações do MD-11 da VARIG:
285 assentos
Primeira Classe: 
6 assentos (2+2+2 assentos por fileira)
Classe Executiva:
 49 assentos (2+3+2 assentos por fileira)
Classe Econômica:
 230 assentos (2+4+3 assentos por fileira)
282 assentos
Primeira Classe: 
4 assentos (2+2+2 assentos por fileira)
Classe Executiva:
 49 assentos (2+3+2 assentos por fileira)
Classe Econômica:
 229 assentos (2+4+3 assentos por fileira)
264 assentos
Primeira Classe: 
4 assentos (1+2+1 assentos por fileira)
Classe Executiva:
 49 assentos (2+3+2 assentos por fileira)
Classe Econômica:
 211 assentos (2+4+3 assentos por fileira)
241 assentos
Primeira Classe: 
12 assentos (1+2+1 assentos por fileira)
Classe Executiva:
 49 assentos (2+3+2 assentos por fileira)
Classe Econômica:
 180 assentos (2+4+3 assentos por fileira)
Outras configurações em três classes: 293 ou 271

Nº de unidades operadas26
ConstrutorMCDONNEL DOUGLAS Aircraft Company, Estados Unidos
MotorTrês turbinas GE CF6-80C2 D1F de 27.528 Kg de empuxo cada 61.500 libras de empuxo cada.
Envergadura da asa51,76m
Comprimento61,37m
Altura17,60m
Velocidade de cruzeiro930Km/h
Alcance de vôo12.842Km
Altitude máxima de vôo13.160m
Autonomia de vôo14h.
Peso da aeronave vazia127.845Kg
Peso máximo de decolagem280.320Kg
Peso Máximo de aterragem199.581Kg
Tripulação técnica02(2 pilotos)
Lotação máxima380 passageiros
Lotação máxima (configuração VARIG)285 passageiros
Capacidade máxima de combustível145.124litros
Consumo normal9.615litros/h
Capacidade máxima de carga52.172Kg
Pista mínima para decolagem2.800m
Pista mínima para pouso1.800m



Boeing 737-300 NA VARIG

Boeing 737-300
1987-2006


Em 1987 chegou ao Brasil primeiro dos cinco Boeing 737-300 encomendados pela VARIG. O B737-300 é o sucessor do B737-200 e incorpora novas tecnologias e refinamentos aerodinâmicos, além de novos motores mais potentes e econômicos. Os Boeing 737-300 iniciaram sua carreira na VARIG em rotas domésticas, juntamente com o Boeing 737-200. Em 1992 ele substituiu o lendário Electra II na Ponte Aérea Rio - São Paulo. Com a substituição, a viagem entre o Rio de Janeiro e São Paulo foi reduzida em cerca de 10 minutos e as companhias aéreas do pool da Ponte Aérea puderam aumentar a oferta de assentos em cerca de 70%. Para permitir o pouso com segurança do Boeing 737-300, a pista do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, foi aumentada em 300 metros.
A partir dos anos 90, o Boeing 737-300 se tornou a principal aeronave da VARIG para voos domésticos e voos internacionais na América do Sul. Inicialmente os B737-300 foram configurados com 117 poltronas em duas classes: Executiva e Econômica. Depois a companhia adotou duas configurações: 120 passageiros em duas classes e 132 passageiros em classe única. A VARIG chegou a operar 31 unidades simultaneamente, no inicio dos anos 2000. Em 2003/2004, com a fusão da VARIG, Rio Sul e Nordeste, a VARIG passou a operar ainda mais unidades do Boeing 737-300.

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Configurações do Boeing 737-300 da VARIG:
1º Configuração: 117 assentos
Classe Executiva:
 12 assentos (2+2 assentos por fileira)
Classe Econômica:
 105 assentos (3+3 assentos por fileira)
2º Configuração: 120 assentos
Classe Executiva:
 12 assentos (2+2 assentos por fileira)
Classe Econômica:
 108 assentos (3+3 assentos por fileira)
3º Configuração: 128 assentos
Classe Executiva:
 8 assentos (2+2 assentos por fileira)
Classe Econômica:
 120 assentos (3+3 assentos por fileira)
4º Configuração:
132 assentos (somente classe econômica)
5º Configuração:
136 assentos (somente classe econômica)


Nº de unidades operadas31
ConstrutorThe Boeing Company, EUA
MotorDuas turbinas General Electric/SNECMA CFM-56-3B2 de 22.000 libras cada um
Envergadura da asa28,90m
Comprimento33,40m
Altura11,10m
Velocidade de cruzeiro850Km/h
Alcance de vôo3.600Km
Altitude máxima de vôo11.300m
Peso da aeronave vazia32.000Kg
Peso máximo de decolagem61.235Kg
Tripulação técnica02 (2 pilotos)
Lotação máxima149 passageiros
Lotação máxima (configuração VARIG)117-132 passageiros
Capacidade máxima de combustível20.100litros
Pista mínima para decolagem1.9m

Boeing 737-700 NA VARIG

Boeing 737-700
1997-2006



Mais uma vez pioneira, a VARIG foi a primeira companhia da América Latina a operar a terceira geração da família Boeing 737, conhecida como B737NG (Next Generation). O primeiro Boeing 737-700, PP-VQA, chegou em 1997 e iniciou operando em rotas domésticas. Até 1999 a VARIG já estava operando cinco Boeing 737-700, juntamente com a sua subsidiária Rio Sul. Além das rotas domésticas, o Boeing 737-700 também operou na Ponte Aérea Rio - São Paulo e em voos para América do Sul. O Boeing 737-700 trouxe a novidade de vários monitores no teto da aeronave com informações sobre o voo e vídeos de entretenimento. Além entretenimento à bordo inédito, o B737-700 possuí maior espaço para bagagem e novo design de cabine, maior velocidade de cruzeiro e pode voar numa altitude mais alta que o B737-300, reduzindo ainda mais as chances de ocorrer turbulência.
O Boeing 737-700 é o sucessor do Boeing 737-300 e incorpora novas tecnologias e refinamentos aerodinâmicos, incluindo uma nova cabine de comando semelhante ao do Boeing 777, com telas de cristal líquido (LCD). Os novos motores CFM56-7 são ligeiramente maiores do que o da versão 300 e são mais silencioso, econômico (9% menos consumo de combustível que o 737-300) e disponibiliza 24 mil libras de empuxo (duas mil a mais que o 737-300).
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Nº de unidades operadas05
ConstrutorThe Boeing Company, EUA
MotorDuas turbinas General Electric/ CFMI CFM56-7B26
Envergadura da asa33,60m
Comprimento34,30m
Altura12,50m
Velocidade de cruzeiro930Km/h
Altitude máxima de vôo12.500m
Alcance de vôo6.200Km
Altitude máxima de vôo12.500m
Peso máximo de decolagem69.000Kg
Tripulação técnica02 (2 pilotos)
Lotação máxima149 passageiros
Lotação máxima (configuração VARIG)118-136 passageiros
Capacidade máxima de combustível26.000litros
Pista mínima para decolagem1.6m

Boeing 737-400 NA VARIG

Boeing 737-400
2000-2002 / 2004-2006


Além da versão 300, a VARIG operou quatro unidades da versão Boeing 737-400 entre 2000 e 2002 e entre 2004 e 2006. O Boeing 737-400 é uma versão alongada do Boeing 737-300, capaz de transportar mais passageiros e carga. Na VARIG ele complementou o Boeing 737-300 nas rotas domésticas de maior demanda.
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Configurações do Boeing 737-400 da VARIG:
1º Configuração: 146 assentos
Classe Executiva:
 8 assentos (2+2 assentos por fileira)
Classe Econômica:
 138 assentos (3+3 assentos por fileira)
2º Configuração: 156 assentos (somente classe econômica)
Principais rotas: Aracaju, Belém, Brasília, Curitiba, Foz do Iguaçu, Macapá, Porto Alegre, Recife, 
Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador

Nº de unidades operadas8
ConstrutorThe Boeing Company, EUA
MotorDuas turbinas CFM International CFM56-3C1, de 23.500 lbs. de empuxo cada um
Envergadura da asa28,90m
Comprimento36,40m
Altura11,10m
Velocidade de cruzeiro850Km/h
Alcance de voo3.600Km
Altitude máxima de voo11.300m
Peso da aeronave vazia34.000Kg
Peso máximo de decolagem68.040Kg
Tripulação técnica02 (2 pilotos)
Lotação máxima180 passageiros
Lotação máxima (configuração VARIG)146 ou 156  passageiros
Capacidade máxima de combustível20.100litros
Pista mínima para decolagem2.500m