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sábado, 17 de outubro de 2015

McDonnell Douglas MD-11

McDonnell Douglas MD-11
1991-2006


  
A VARIG foi a primeira empresa da América Latina a operar aeronaves MD-11 em novembro de 1991. Esses aviões, de última geração, começaram a voar as rotas São Paulo-Rio-Paris e Amsterdã. A Cabine do MD-11 é totalmente computadorizada, com painéis em sistemas digitais. O sistema de navegação é por giroscópio a "laser", tal a sofisticação. O MD-11 traz aletas nas pontas das asas reduzindo o atrito aerodinâmico e economizando cerca de 15% de combustível. Os dois primeiros MD-11, PP-VOP e PP-VOQ foram oficialmente entregues a Varig a 12 de novembro de 1991. A partir de então o MD-11 se tornou a principal aeronave da VARIG para voos internacionais de longa distância. O MD-11 da VARIG oferecia alto nível de conforto e segurança para seus passageiros. Além de operar para América do Norte, Europa e Ásia, o MD-11 também chegou operar nas rotas para América do Sul e rotas domésticas de maior demanda.
Em 2005 a VARIG LOG, subsidiária cargueira, se tornou a primeira companhia da América Latina a operar um MD-11 totalmente cargueiro, conhecido como MD-11F.

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Configurações do MD-11 da VARIG:
285 assentos
Primeira Classe: 
6 assentos (2+2+2 assentos por fileira)
Classe Executiva:
 49 assentos (2+3+2 assentos por fileira)
Classe Econômica:
 230 assentos (2+4+3 assentos por fileira)
282 assentos
Primeira Classe: 
4 assentos (2+2+2 assentos por fileira)
Classe Executiva:
 49 assentos (2+3+2 assentos por fileira)
Classe Econômica:
 229 assentos (2+4+3 assentos por fileira)
264 assentos
Primeira Classe: 
4 assentos (1+2+1 assentos por fileira)
Classe Executiva:
 49 assentos (2+3+2 assentos por fileira)
Classe Econômica:
 211 assentos (2+4+3 assentos por fileira)
241 assentos
Primeira Classe: 
12 assentos (1+2+1 assentos por fileira)
Classe Executiva:
 49 assentos (2+3+2 assentos por fileira)
Classe Econômica:
 180 assentos (2+4+3 assentos por fileira)
Outras configurações em três classes: 293 ou 271

Nº de unidades operadas26
ConstrutorMCDONNEL DOUGLAS Aircraft Company, Estados Unidos
MotorTrês turbinas GE CF6-80C2 D1F de 27.528 Kg de empuxo cada 61.500 libras de empuxo cada.
Envergadura da asa51,76m
Comprimento61,37m
Altura17,60m
Velocidade de cruzeiro930Km/h
Alcance de vôo12.842Km
Altitude máxima de vôo13.160m
Autonomia de vôo14h.
Peso da aeronave vazia127.845Kg
Peso máximo de decolagem280.320Kg
Peso Máximo de aterragem199.581Kg
Tripulação técnica02(2 pilotos)
Lotação máxima380 passageiros
Lotação máxima (configuração VARIG)285 passageiros
Capacidade máxima de combustível145.124litros
Consumo normal9.615litros/h
Capacidade máxima de carga52.172Kg
Pista mínima para decolagem2.800m
Pista mínima para pouso1.800m



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