MAGAZINE SOUJAR

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

A ESTRELA DA TAM

Durante dez anos a Varig (antiga) foi o membro oficial da Star Alliance no Brasil. Fundada em 1997 pelas companhias Air Canada, Lufthansa, Scandinavian Airlines, Thai Airways e United Airlines (que formam  as cinco pontas da logomarca), a Star Alliance teve a associação da companhia brasiliera naquele mesmo ano. Para marcar a adesão, foi realizada uma cerimônia onde o Boeing 747-300 PP-VNH foi adesivado provisoriamente com a logotipia da Star Alliance. Posteriormente o Boeing 767-200ER PP-VNS recebeu a pintura completa, com a fuselagem divida em frações da pintura de cada integrante do grupo. Durante uma década, mais três aeronaves receberam os títulos e logomarca da aliança: os MD-11 PP-VTH e PP-VTU (todo branco c/ títulos e logotipo na deriva) e o B767-300 PP-VOI (mesmo padrão "VTU").
Dentre os tantos capítulos difíceis pelos quais passou a "velha" Varig em sua derrocada, um dos mais emblemáticos foi o convite para que empresa se retirasse do seleto grupo de associados, sinalizando o desprestígio atingido pela pioneira. Desta maneira lastimável a Star Alliance ficou sem representantes no importante mercado sul americano.
Finalmente em 07/10/2008 foi efetuado o convite para que a TAM seja o mais novo membro da Star Alliance  no Brasil e na América do Sul. O anúncio oficial será realizado assim que a companhia brasileira terminar o processo de integração, o que deverá ocorrer dentro de poucas semanas. Há alguns dias a TAM começou a aplicar o pequeno adesivo da Star Alliance  na parte frontal das suas aeronaves, característica para todos os membro do grupo, e espera-se que uma aeronave receba a pintura completa da seleta aliança internacional.
#A TAM saiu da aliança depois de se fundir com a LAN
(Fotos: Roger RKD © (TAM) e Fábio Fonseca - AeroEntusiasta © (VRG) -www.AeroEntusiasta.com.br)