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domingo, 25 de outubro de 2015

Boeing 767-241ER na Varig

Boeing 767-241ER1987-2003


No final da década de 80, a VARIG iniciou a renovação da frota com aeronaves de última geração Boeing 737-300 e Boeing 767-200. O primeiro Boeing 767-200ER (Extended Range), PP-VNN, começou a operar em março de 1987 nas linhas internacionais. Os B767-200ER da VARIG foram os primeiros a serem entregues com motores General Electric CF6-80C2B2, de avançada tecnologia, grande eficiência e menor consumo de combustível. Essas aeronaves são equipadas com o sistema FMSCS (Flight Management System). O FMSCS possui um banco de dados com todas as informações referentes a "performance" do avião e, quando necessário, são repassadas rapidamente à tripulação técnica.
Todos os seis Boeing 767-241ER foram entregues para a VARIG entre julho de agosto de 1987. Eles operavam principalmente em rotas internacionais para América Latina ou em fretamentos entre o Nordeste e Europa. Algumas das cidades servidas pelos B767-200ER foram Santiago, Lima, La Paz, Quito, Guayaquil, São José e Lisboa.
Em 2003 todos os Boeing 767-200ER foram devolvidos, sendo substituídos pelos Boeing 767-300ER e MD-11.
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Nº de unidades operadas06
ConstrutorThe Boeing Company, EUA
MotorDuas turbinas GE CF6-80C2B2 de 23.813 Kg de empuxo cada 52.500 libras de empuxo cada.
Envergadura da asa47,57m
Comprimento48,54m
Altura16,14m
Velocidade de cruzeiro935Km/h
Alcance de vôo8.500Km
Altitude máxima de vôo12.800m
Autonomia de vôo11h
Peso da aeronave vazia112.400Kg
Peso máximo de decolagem151.953Kg
Peso máximo de aterragem122.000Kg
Tripulação técnica03 (2 pilotos, 1 Eng. vôo)
Lotação máxima290 passageiros
Lotação máxima (configuração VARIG)193 passageiros
Capacidade máxima de combustível61.800litros
Consumo normal7.200litros/h
Capacidade máxima de carga13.000Kg
Pista mínima para decolagem2.665m
Pista mínima para pouso1.813m



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