MAGAZINE SOUJAR

domingo, 3 de junho de 2012



Acidente com o YS-11 Samurai - PP-CTG - Congonhas 1972

.

Flagrante do resultado do acidente sofrido pelo YS-11 Samurai da Cruzeiro do Sul, prefixo 
PP-CTG. 

"Accident description

Date: 18 OCT 1972 

Type: NAMC YS-11A-202
Operator: Cruzeiro do Sul
Registration: PP-CTG
C/n / msn: 2063
First flight: 1968
Crew: Fatalities: 0 / Occupants:
Passengers: Fatalities: 0 / Occupants:
Total: Fatalities: 0 / Occupants:
Airplane damage: Written off
Airplane fate: Written off (damaged beyond repair)
Location: São Paulo-Congonhas Airport, SP (CGH) (Brazil)
Phase: Landing (LDG)
Nature: Scheduled Passenger
Departure airport: ?
Destination airport: São Paulo-Congonhas Airport, SP (CGH/SBSP), Brazil
Narrative:
The YS-11 landed half way down the wet runway and overran. The aircraft struck a concrete 
sentry box and went down an embankment."

Na minha opinião deviem ter chamado esse avião de "Kamikase" e não de "Samurai". Imaginem o susto que passaram os passageiros. 

5 comentários:

  1. Esse Samurai da foto não é o PP-CTG, que caiu na cabeceira norte de Congonhas (SP-SP). Ele é o PP-CTE, que caiu em Joinville-SC.
    No caso de Joinville, o comandante da Cruzeiro, teimoso, pousou no escuro nevoeiro, depois de três tentativas (Curitiba, Navegantes e em Joinville mesmo, todos fechados). Poderia ter aprumado de volta para SP, mas a teimosia sempre prevalece.
    O de São Paulo, também da Cruzeiro, tocou a pista já longe da cabeceira Sul, não conseguiu perder velocidade, passou a cabeceira norte e bateu num muro de contenção para não cair na Avenida dos Bandeirantes. Acidente muito parecido com o do A320 da TAM, recente. Porém, no caso do Samurai, todos os pax e tripulação sobreviveu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada como ter a informação correta, pela foto já estranhei o rio sendo que em CGO não tem isso logo após a cabeceira, mesmo que fosse na decada de 70! e o comentario da foto "Na minha opinião deviem ter chamado esse avião de "Kamikase" e não de "Samurai". Imaginem o susto que passaram os passageiros" é coisa de leigo... qualquer aeronave está sujeita a derrapar na pista só depende das condições e das pessoas envolvidas e não se pode julgar uma aeronave apenas por um evento sem ao menos estudar as causas de um acidente.

      Excluir
    2. Eu era tripulante deste YS11A JAPONEZ COMO ERA CONHECIDO na amada CRUZEIRO DO SUL. 14/10/72 20!hrs e 30min no dia seguinte fomos para Rio no ELECTRA VARIG

      Excluir
  2. informação verdadeira do nosso colega Socco.teve tambem um ys-11 que caiu na baía da guanabara,se não me engano.tambem em 72.confere?

    ResponderExcluir
  3. FOTO DO ACID DO CTG EM CGH: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10213667952476607&set=p.10213667952476607&type=3&theater&ifg=1

    ResponderExcluir