MAGAZINE SOUJAR

sábado, 7 de abril de 2012

O BOEING 727 NA VARIG/VARIGLOG


A Varig foi a primeira operadora brasileira do Boeing 727, recebendo seus aviões já no ano de 1970, chegando depois a ter 10 aeronaves do tipo em 1990, além de posteriormente transformar vários de seus 727 em cargueiros. A encomenda inicial da empresa em 1970 foi de quatro 727-041 e depois, além de outras unidades, a empresa também agregou ao grupo Varig, os aviões ds Cruzeiro, que incluiam Boeing's 727. Além da operação de passageiros, a empresa também usou seus 727 como cargueiros (PP-VLD/E/G/S/V/W). Os aviões PP-VLE/S/W já foram adquiridos pela empresa (de segunda-mão) convertidos para cargueiros e os demais, foram convertidos após operação na empresa, os últimos em 1989. É importante salientar que vários 727 foram convertidos mais de uma vez na configuração entre carga/passageiros e vice-versa, durante sua vida operacional na Varig, onde até 1974 os 727 de carga não ostentavam nenhuma marcação especial. Após este ano, porém, foi adicionada próximo da cauda, a inscrição CARGA em letras grandes e vermelhas. A empresa passou-se, em 2000, a chamar-se VarigLog e seguiu operando as 5 unidades de 727-100F que eram da Varig, arrendando da Pegasus Aviation em 2000, dois dos 727-200F desativados pelaVaspex, o PP-SFE e o PP-SFF, ambos retomados por falta de pagamento. Estes foram os primeiros 727-200 a ser operados pela empresa gaúcha, voando com os prefixos PP-VQU e PP-VQV. Em 2001, após os bons resultados da empresa (que opera também três DC-10-30F) decidiu-se pela incorporação de mais 727-200F, o que se confirmou com a chegada em agosto de 2002 do 727-2A1F (um legítimo 727 fabricado para a Vasp, serial 21341, PP-SNE) de prefixo N213UP, vindo da UPS, equipado com hushkit e com o prefixo PR-LGB. Outro 727-2A1F (também ex-Vasp, serial 21342, PP-SNF), vindo da frota da UPS, prefixo N214UP, já foi recebido e opera com o prefixo brasileiro PR-LGC. Após o incidente ocorrido em 18 de março de 2002 que retirou de operação o PP-VLV, comentou-se que era iminente a chegada de mais modelos 200 para substituir os modelos 100 (o que não ocorreu). Atualmente, formalmente nenhum 727-100 opera na empresa, mas eventualmente, o PP-VLS e o PP-VLE, que ainda constam na frota, fazem vôos. O PP-VLS, por exemplo, foi visto operando em Salvador na noite de 06 de dezembro de 2006. 




Prefixo
Serial/Line #
Modelo
Entrega
Observações
PP-VLA
20422 (0803)
727-41
10/10/70
Ver PP-VLF
PP-VLB
20423 (0810)
727-41
10/10/70
Ver PP-VLG
PP-VLD
20425 (0824)
727-41
23/10/70
Desativada
PP-VLE
19666 (0480)
727-172C
23/10/67
Fora de Uso - POA
PP-VLF
20422 (0803)
727-41
10/10/70
Desativada
PP-VLG
20423 (0810)
727-41
10/10/70
Desativada
PP-VLH
20424 (0817)
727-41
16/10/70
Desativada
PP-VLQ
19595 (0467)
727-95
27/09/67
Desativada
PP-VLR
19596 (0479)
727-95
23/10/70
Desativada
PP-VLS
19508 (0457)
727-173C
22/09/67
Fora de Uso - POA
PP-VLT
19250 (0313)
727-95
16/09/66
Desativada
PP-VLV
19009 (0374)
727-30C
06/03/67
Acidentado
PP-VLW
19507 (0449)
727-173C
06/09/67
Desativada
PP-VQU
22166 (1725)
727-243 (A) (F)
17/03/81
Em Operação
PP-VQV
20880 (1037)
727-2J7 (A) (F)
07/11/74
Em Operação
PR-LGB
21341 (1253)
727-2A1 (A) (F)
19/04/77
Em Operação
PR-LGC
21342 (1256)
727-2A1 (A) (F)
29/04/77
Em Operação

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