MAGAZINE SOUJAR

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Telecomunicações na VARIG


Telecomunicações na Varig

Outro setor muito importante é o de Telecomunicações. A Varig fabrica, instala, mantém ou contrata os meios de comunicação da empresa, que incluem mais de 300 postos de teletipo, rádio-telegrafia, etc., até circuito exclusivo, alugado da Embratel, inclusive via satélite (Entelsat) com o exterior, formando uma rede privada, verdadeiro sistema nervoso da administração e de controle operacional da empresa, por onde circulam mais de um milhão de mensagens por mês. 

A manutenção dos equipamentos eletrônicos dos aviões, desde os radares e sistemas de rádio-navegação e comunicações, até os computadores eletrônicos que fazem parte desses sistemas é um dos pontos mais importantes do trabalho desenvolvido pela Diretoria de Telecomunicações. O instrumental de prova do Laboratório de Eletrônica figura entre os mais completos do mundo.



Informática

A Varig também foi a pioneira na introdução do processamento de dados na aviação comercial brasileira. De 1965, quando instalou em São Paulo o primeiro computador, até hoje, a Varig deu largos passos na automação de serviços, possuindo atualmente um sofisticado Sistema Integrado de Atendimento a Passageiros e Agentes de Viagens, Sistemas de Controle de Mão-de-Obra nas Oficinas, de Aeronaves, de Recursos Humanos, de Custos e de Manutenção de Aeronaves, de Contabilidade, além de outros, que cobrem praticamene todas as áreas. 

A Superintendência Geral de Informática ocupa uma área de 2.600 m2 no Rio de Janeiro, com divisões e apoio em Porto Alegre e São Paulo, onde trabalham atualmente cerca de 550 funcionários, entre analistas, programadores, operadores e pessoal administrativo, todos técnicos qualificados. Ainda no campo da informática, a Varig vem desenvolvendo desde 1979 no seu Centro Técnico, em Porto Alegre, o Projeto TEVAR (Terminal Varig). 

Através desse projeto, a empresa vem fabricando os seus próprios terminais não programáveis, estações de trabalho programáveis (micros 386), concentradores de comunicações, controladores e impressoras paras mensagens, bilhetes de passagens, cartões de embarque e outras aplicações. Esses equipamentos são usados em suas dependências em várias partes do mundo, e por grande número de agências de viagens e de empresas aéreas internacionais que operam no Brasil. 
Sistema de Reservas

A Varig possui um moderníssimo sistema de reservas, processado por computadores, via satélite. O sistema permite obter resposta, em menos de três segundos, a qualquer consulta sobre reservas de passagens, individuais ou em grupos, reservas de hotéis, carros de aluguel, excursões e outros serviços que a Varig oferece normalmente. Terminais de vídeo, ligados via satélite a Atlanta, Estados Unidos, onde está centralizado o sistema, foram instalados nas principais lojas da Varig, nas centrais de reservas e aeroportos. 

Até o final do ano (1976), a Varig terá uma das maiores redes de reservas em extensão do mundo. Mais 441máquinas foram adquiridas para o seu sistema de reservas, sendo 371 terminais e 70 impressoras. Esta importante expansão tem como objetivo unir as reservas da Varig e da Cruzeiro, automatizar novos locais no Rio e em São Paulo e levar serviços a 14 novos pontos no país, além de Buenos Aires. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário