MAGAZINE SOUJAR

quarta-feira, 3 de julho de 2024




Implantada sobre a sólida estrutura de manutenção que a VARIG sustenta há décadas e gerida como unidade de negócios desde 1997, a VEM - VARIG Engenharia e Manutenção S.A. executa serviços de engenharia e manutenção em aeronaves e suas partes, com elevado nível de qualidade e pontualidade, com prazos e preços competitivos e em conformidade com os requisitos das autoridades aeronáuticas, buscando exceder as expectativas de seus clientes e acionistas.
A VEM – Varig Engenharia e Manutenção, conta com uma equipe técnica competente, aliada à tradição de alto nível de seus serviços. Possui o maior e mais moderno parque industrial de manutenção aeronáutica do hemisfério sul, formado por dois grandes centros no Rio de Janeiro e Porto Alegre e 47 bases de manutenção.
Rio de Janeiro
Área industrial: 250.000 m2 ; Área do hangar- 14.500 m2; Capacidade: Quatro aviões da classe wide body para docagem e estacionamento simultâneo
Porto Alegre
Área industrial: 180.000 m2; Número de hangares: 5; Área do maior hangar: 5.000 m2; Capacidade total: oito aviões da classe narrowbody para docagem

Clientes
Possui clientes como a Copa Airlines, Thai Airways, Gecas, Aerolineas Argentinas, Gol Linhas Aéreas, Pegasus, Centurion, Cielos del Peru, entre outros tantos além de Varig, Rio Sul e Pluna que são empresas do grupo, a aviação corporativa onde é representante da Embraer com o Legacy, a Gulfstream com todas as aeronaves da série G e por último o Piaggio, aeronave que estará sendo lançada em breve no mercado brasileiro e até a aviação militar.
Serviços oferecidos
Checks A, B, C e D; Checks diários e pernoites; Boletins de serviço - modificações, reparos e inspeções; Overhaul e Block Overhaul; Projetos de instalação/modificação de sistemas eletrônicos e interiores; Especificação de reparos estruturais; Serviços de manutenção de linha. Na linha de aviões regionais a VEM realiza inspeções de até 6.000h no Embraer 120 e de 12.000h no Fokker 50, além de check C no Embraer ERJ 145 e 135. Nos aviões narrowbody atende o Boeing 727, 737 e Fokker 100. Está se certificando para atender a linha de Airbus A318, A319, A320 e A321.
Certificados
A VEM é homologada pelos principais organismos mundiais de controle e coordenação da atividade de MRO, nos Estados Unidos e na Europa. No Brasil, tem homologação do DAC (Departamento de Aviação Civil), órgão do Ministério da Aeronáutica e na Argentina, da DNA, Direccion Nacional de Aeronavegabilidad. São 6.700 itens de seu Capabílíty List de componentes que são capaz de ser executados n os serviços de manutenção e em suas homologações por autoridades internacionais da aviação. Os órgãos certificadores da VEM são os seguintes:
FAA - Federal Aviation Administration dos Estados Unidos;
JAA - Joint Aviation Authorities da Europa;
DAC - Departarnento de Aviação Civil do Brasil;
DNA - Direceion Nacional de-Acronavegabilidad da Argentina, além de atender também os órgãos certificadores dos seguintes países: Angola, Panamá, Peru, Tailândia, Uruguai e Venezuela.
Consciência Ecológica
O desenvolvimento não pode causar danos ao meio ambiente: não há, no mundo contemporâneo, empresa que se comporte fora desse mandamento, um dos mais importantes da sociedade moderna. O progresso humano não pode mais servir de pretexto para a destruição da natureza. A sociedade como um todo está plenamente consciente de sua responsabilidade quanto ao legado que transmitirá às futuras gerações. Na VEM não é diferente. Por atuar num segmento que se caracteriza pelo uso intensivo de tecnologia avançada e de recursos energéticos, a empresa decidiu engajar- se profundamente no Programa de Gestão Ambiental da VARIG, destinado a oferecer a máxima proteção ao meio ambiente. O Programa de Gestão Ambiental teve início em 1977, com a implantação da Estação de Tratamento de Efluentes Líquidos no CEMAN Porto Alegre e, posteriormente, na unidade da Área Industrial no Rio de Janeiro, cuja infra-estrutura foi totalmente planejada, visando o tratamento de efluências e controle ambientar, com a instalação de lavadores de gases, controle acústico, coletores de pó, caixas separadoras de óleos e redes especiais para coletas de resíduos.